Quem Somos

A LEME – Associação dos Lesados Medulares do RS, é uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos, de natureza assistencial aos portadores de deficiência medular. Foi fundada em 1º de novembro de 2002 e sediada na cidade de Novo Hamburgo, por um grupo de lesados medulares que não encontravam o apoio e serviços necessários à sua nova condição de vida e saúde. São pessoas que passaram por uma situação que mudou radicalmente sua vida: acidentes de trânsito, armas de fogo,armas brancas( faca), saltos em piscina, quedas de árvores, acidentes de trabalho, doenças múltiplas, vírus e outros. Há cerca de três anos, a LEME ampliou seu atendimento à outras deficiências físicas, bem como aos cuidadores e familiares. Realiza seu trabalho sem distinção, de forma gratuita, ,permanente e continuada e disponibiliza sua infraestrutura e serviços com profissionais capacitados a disposição, como ex: Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista e diversos voluntários.

A LEME, enquanto organização que trabalha para melhorar a vida das Pessoas com Deficiências (PCDs) e seus familiares, entende que realiza um trabalho ímpar no Município de Novo Hamburgo e no Estado. Independe de raça, credo e posição financeira, os serviços oferecidos são totalmente gratuitos e de qualidade. É prazeroso ver no atendimento à Pessoa com Deficiência o avanço no seu empoderamento pessoal – físico, emocional e social através do trabalho desenvolvido. Muitas das PCDs atendidos pela entidade não possuíam convívio social. Na LEME, as PCDs encontram outras pessoas com as quais se identificam, que conhecem a realidade dos seus desafios diários e possuem dicas que facilitam e renovam o ânimo e o prazer de viver, são motivados a buscar de forma continuada a sua autonomia e integração social. Atualmente estão cadastrados 280 PCDs de diferentes e variadas lesões, especialmente medular, oriundas de 33 municípios do RS. Destas PCDS, 140 são de Novo Hamburgo e apresentam diversas deficiências: Lesão Medular, amputação, sequelas de AVC e paralisias, síndromes, entre outras.
Inicialmente a LEME atendia apenas Lesados Medulares, mas devido à procura e aumento da demanda, foi ampliado o atendimento para outras patologias. Os indicadores desta demanda são que em 2012 tivemos um aumento de mais de trinta usuários e em 2013 até o momento já são mais de 40 usuários novos. Esta demanda exige um atendimento ampliado e equipe técnica maior e qualificada.
Na atuação direta com PCDS, observamos o quão importante é uma Reabilitação Física gratuita e qualificada bem como um atendimento médico ágil e eficaz.